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A nossa mente é uma força incrível que ainda estamos trabalhando para entender até hoje.

Às vezes sentimos-nos óptimos e prontos para enfrentar o mundo. 

Mas com o tempo, à medida que crescemos e nos desenvolvemos, novos comportamentos podem começar a manifestarem-se nas nossas vidas.

Alguns são muito úteis e estruturam as nossas vidas, enquanto outros levam-nos a um ponto em que nos sentimos presos. 

Emocionalmente preso. Pode ser desencadeado de todos os tipos de coisas, e é difícil de superar.

No entanto, é possível superá-lo. Para começar, tente considerar o seguinte.

Porque sinto-me emocionalmente preso?

Antes de se tornar emocionalmente instável, você precisa saber por que está nessa posição em primeiro lugar.

John Amodeo escreveu sobre porque as pessoas estão se sentindo presas na vida

Tudo tem a ver com uma emoção específica: vergonha.

Muitos de nós são silenciosamente atormentados com pensamentos de que somos defeituosos ou defeituosos. No fundo, você pode pensar que é um fracasso.

Esse nível de vergonha não é algo que possa ser facilmente detectado, apesar de ser uma emoção dolorosa. John Amodeo afirma que você pode estar dormente com a dor devido a quão dolorosa é.

Felizmente, o John Amodeo observou esse comportamento várias vezes e sabe o que procurar. A partir de suas observações, pessoas emocionalmente atoladas expressam pelo menos uma dessas características:

Defensividade

A vergonha é uma emoção que você não quer experimentar; portanto, seu corpo responde mentalmente, protegendo-o. Isso ocorre de várias formas, mas o mais comum é culpar os outros ou mudar o argumento, para que você assuma menos responsabilidade por suas acções.

Perfeccionismo

Isso mostra a aparência de que você está sem falhas e gasta muito tempo garantindo que tudo seja feito meticulosamente. Chega ao ponto de você não permitir erros humanos, o que certamente acontecerá e o stressará.

Pedindo desculpas

A vergonha nos leva a pedir desculpas ou sermos compatíveis. Em alguns casos, a vergonha também pode nos impedir de pedir desculpas para evitar o risco de vergonha.

Procrastinação

Embora as razões de procrastinação possam ser infinitas, a vergonha é uma delas. Vem da vergonha do fracasso potencial se nos comprometermos com uma tarefa ou projecto.

Tudo isso faz sentido, pois a vergonha claramente leva a alguma forma de paralisia, não importa como você a veja. Você está preso porque você:

  • Não quero admitir que você está errado sobre algo e mudar.
  • Estão muito preocupados em manter uma aparência e nunca cometer erros.
  • Peça desculpas tanto que você permita que as pessoas o orientem em várias direções.
  • Adie várias tarefas que o ajudarão e curarão sua vergonha.

Como posso libertar-me emocionalmente?

Agora que você tem uma compreensão mais profunda do motivo pelo qual está emocionalmente preso, precisa trabalhar para se libertar. Existem várias maneiras de superá-lo, mas tudo requer uma grande quantidade de trabalho mental. Felizmente, existem métodos que você pode fazer em casa.

1. Encontre um lugar tranquilo

Ou pelo menos uma área onde você não será distraído. Depois de ter esse lugar, faça questão de ir lá regularmente. Programe algum tempo no seu calendário, se necessário.

O objectivo deste lugar tranquilo é começar a desenvolver sua voz interior. A partir daí, você poderá ouvi-lo e começar a identificar elementos e emoções. No final, você será capaz de identificar suas emoções e conhecer a causa raiz delas.

2. Cavar emocionalmente profundamente

Ao explorar sua voz interior, você descobrirá que uma emoção mascara muitas outras. Por exemplo, você pode ficar com raiva de algo, mas muitas vezes mascara emoções mais profundas, como medo ou dor. Esta etapa envolve se aprofundar e saber o que desencadeia o que.

Se você não conseguir identificar sua emoção adequadamente ou houver muitas, observe-se durante a próxima semana e sente-se novamente para outra sessão de exploração.

3. Identifique a raiz

Você começa fazendo uma pergunta: "Encontrei a raiz dessa emoção ou ainda estou na superfície?" Por exemplo, se você estiver deprimido, provavelmente encontrará frustração e tristeza. Você quer ter certeza de que está descobrindo e identificando o máximo de emoções possível.

4. Trabalhe para nomear todas as suas emoções

A ideia de repetir as etapas de um a três é garantir que todas as suas emoções sejam expostas. Novamente, você deseja entender bem o porquê de reagir de uma certa maneira e o que está provocando isso.

Todas as emoções criam caminhos em nossas mentes, e muitas vezes passamos pela mesma sequência se não estivermos conscientes de nossas emoções.

5. Pondere uma emoção de cada vez

Depois de conhecer suas emoções, você precisa se aprofundar e conhecer os gatilhos precisos. Por exemplo, as pessoas experimentam depressão por causa de um profundo sentimento de solidão. Isso pode ser desencadeado por eventos passados ou até mesmo educação.

Com esta etapa, você deseja garantir que suas emoções sejam apresentadas. Você não quer encobri-los, mesmo que queira. A única maneira de você conseguir superar a emoção emocional é lidar com a emoção em vez de enterrá-la novamente.

6. Faça pausas quando necessário

Você não será capaz de lidar com uma emoção em cada sessão. Essas coisas levam tempo e, dependendo da emoção que você está lidando, pode ser uma experiência dolorosa.

Lembre-se de que você pode fazer uma pausa e salvar outras emoções para outras sessões. Se você está acostumado a visitar seu lugar calmo com frequência, vai superar isso.

Você também deve evitar pessoas que o arrastem para baixo ou o julguem. Como você terá uma compreensão mais firme de suas emoções, saberá o que desencadeará o que.

Este é um momento importante para fazer pausas para as sessões, bem como para determinadas pessoas ou actividades.

7. Comece a curar

Estar emocionalmente preso é saber o que está desencadeando certas emoções e acções. Desprender-se significa realizar isso, aceitá-lo, encontrar as causas e, em seguida, fazer alterações.

O tempo para chegar a esse ponto varia de pessoa para pessoa. Você pode precisar de algumas sessões, enquanto outras podem demorar alguns meses. De qualquer maneira, você quer ter uma noção de suas emoções e começar a formular um plano para começar a curar.

Como fazer isso é começar a fazer mudanças em sua vida, ambiente e hábitos. Por exemplo, se você sentir que muitas das acções de seus amigos o estão impedindo e fazendo você agir dessa maneira, comece a encontrar novos amigos e se ramificando nessa área.

Alguns outros exemplos comuns estão usando afirmações ou até mesmo tomar decisões maiores que o expulsam da sua zona de conforto. Existem muitas abordagens a serem seguidas, mas faça o que achar melhor.

8. Fique emocionalmente livre

É mais fácil falar do que fazer, pois as pessoas podem recair. O truque é estabelecer limites e expectativas para si mesmo. Se você não quer estar perto de pessoas específicas, diga que está fazendo algo necessário para sua saúde e bem-estar.

Algumas outras coisas são para se controlar, observando suas emoções de tempos em tempos. Verifique se você está seguindo um caminho que deseja seguir e que está feliz com isso. Isso pode incluir meditação ou diário para identificar e trabalhar com suas emoções regularmente.

Ser emocionalmente descontraído se resume a agir e se responsabilizar pelo que faz. Ao mesmo tempo, você pode lidar com isso de uma maneira em que possa seguir em frente e se sentir confortável com suas decisões.

Solte-se e viva a sua vida

Quando você se sente emocionalmente atolado, é justo atribuir isso à vergonha de um evento que você está se recusando a reconhecer. Essa vergonha levou você por esse caminho, onde você se sente paralisado e, bem, preso.

Ao descobrir essa vergonha e concordar com ela, você poderá formular um plano e começar a mudar sua vida. É simples assim, mas, como você pode ver, isso requer força mental e é capaz de lidar com emoções dolorosas que você suprimiu naturalmente.

Aproveite o tempo necessário para se soltar. Tudo isso faz parte de sua jornada por mais crescimento e liberdade.

Sobre o Autor

Joao Botas

João é um profissional de marketing digital com mais de uma década de experiência em negócios online. Ao longo da sua carreira, ele ganhou experiência em todas as áreas do marketing digital, desde redes sociais até publicidade paga. Ele trabalhou em projetos de clientes e projetos de afiliados. Hoje, ele está focado em construir novos projetos e direcionar tráfego através de SEO e publicidade paga.